Yngwie Malmsteen
Yngwie
Malmsteen
Informação
geral
Nome
completo
Lars
Johan Yngwie Lannerbäck
Nascimento
Local
de nascimento
Modelos
de instrumentos
Período
em atividade
1978 –
atualmente
Epic
Afiliação(ões)
Página
oficial
Yngwie
Malmsteen, nome artístico de Lars Johan Yngve
Lannerbäck, é um virtuoso guitarrista sueco,
considerado um dos melhores de seu estilo.
Influenciado
pela música barroca de Bach e Vivaldi, Malmsteen é
conhecido por ser um dos precursores do chamado metal neoclássico,
que envolve heavy metal com elementos de música
clássica. Junto ao tecladista Jens Johansson,
também tornou-se um dos pioneiros do power metal, com a temática
fantástica de suas letras e com os sons orquestrais criando a
atmosférica épica das canções. Seguindo estes estilos, ele
ajudou a popularizar o guitar shredding dentro do rock em
geral e veio a ser um dos guitarristas mais influentes do metal.
Malmsteen
já foi considerado o guitarrista mais rápido de sua época.
Yngwie
Malmsteen
|
|
---|---|
Informação
geral
|
|
Nome
completo
|
Lars
Johan Yngwie Lannerbäck
|
Nascimento
|
|
Local
de nascimento
|
|
Modelos
de instrumentos
|
|
Período
em atividade
|
1978 –
atualmente
|
Epic
|
|
Afiliação(ões)
|
|
Página
oficial
|
Yngwie
Malmsteen, nome artístico de Lars Johan Yngve
Lannerbäck, é um virtuoso guitarrista sueco,
considerado um dos melhores de seu estilo.
Influenciado
pela música barroca de Bach e Vivaldi, Malmsteen é
conhecido por ser um dos precursores do chamado metal neoclássico,
que envolve heavy metal com elementos de música
clássica. Junto ao tecladista Jens Johansson,
também tornou-se um dos pioneiros do power metal, com a temática
fantástica de suas letras e com os sons orquestrais criando a
atmosférica épica das canções. Seguindo estes estilos, ele
ajudou a popularizar o guitar shredding dentro do rock em
geral e veio a ser um dos guitarristas mais influentes do metal.
Malmsteen
já foi considerado o guitarrista mais rápido de sua época.
O interesse pela música
Lars
Johann Yngwie Lannerback nasceu em estocoumo, suecia em
30 de junho de 1963. Teve aulas de piano e trompete e aos
cinco anos ganhou seu primeiro violão. Estudando primeiro com uma
velha guitarra Mosrite e depois com uma guitarra Stratocaster,
Yngwie entrou no rock influenciado por bandas como Deep
Purple. Sua admiração pelas influências clássicas de
Ritchie Blackmore levaram-no
a conhecer Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini,
entre outros compositores.
Malmsteen
detém o chamado ouvido absoluto que é a capacidade de
distinguir notas musicais seja qual for a fonte, capacidade que
poucos possuem no cenário musical.
Lars
Johann Yngwie Lannerback nasceu em estocoumo, suecia em
30 de junho de 1963. Teve aulas de piano e trompete e aos
cinco anos ganhou seu primeiro violão. Estudando primeiro com uma
velha guitarra Mosrite e depois com uma guitarra Stratocaster,
Yngwie entrou no rock influenciado por bandas como Deep
Purple. Sua admiração pelas influências clássicas de
Ritchie Blackmore levaram-no
a conhecer Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini,
entre outros compositores.
Malmsteen
detém o chamado ouvido absoluto que é a capacidade de
distinguir notas musicais seja qual for a fonte, capacidade que
poucos possuem no cenário musical.
Infância e adolescência
Ainda
bem criança, Yngwie chegou a ter aulas de piano e trompete,
contudo de forma inútil, inclusive, por volta de seus cinco anos
de idade, sua mãe lhe presenteou com um violão, o qual, também,
acabou encostado.
Entretanto,
no dia 18 de Setembro de 1970, essa história tomou novo rumo,
quando, aos sete anos de idade, o menino Yngwie assistiu um
especial na TV sobre a morte do guitarrista Jimi Hendrix. O garoto
espantou-se como Hendrix emocionava o público com toneladas de
feedback, oferecendo em sacrifício sua guitarra.
Fatalmente,
o que lhe chamou a atenção nem foi tanto a técnica de Hendrix,
mas sim o momento em que ele pôs fogo em sua guitarra, após
quebrá-la.
A
partir daí, o menino Yngwie mergulhou de cabeça no som de bandas
como o “Deep Purple” e utilizou toda sua curiosidade e
persistência para descobrir os segredos das composições.
Informações
dão conta de que sua mãe (Rigmor) deu-lhe o nome de “Yngwie”
por ser o nome de um antigo namorado. Quando completou dez anos de
idade, o menino Yngwie resolveu adotar o sobrenome de solteira de
sua mãe, “Malmsteen”. Nesta época, passou a dedicar todas as
suas energias para a música e parou de ir para a escola. Ele era
tido como um estudante muito rebelde e problemático, tendo
constantes brigas com seus colegas, destacando-se apenas nas
matérias que lhe agradavam, inglês e arte. Sua mãe, reconhecendo
seus talentos musicais, permitiu que ficasse em casa com seus
discos e sua guitarra.
Assim,
ele abandonou totalmente a escola e trabalhou como luthier.
Escalopou a escala de uma guitarra e trocou os trastes por super
jumbo Dunlop 6000 e ficou impressionado com os resultados. Viria
a aplicar isso em guitarras melhores e as usa desta forma desde
então Começou a tocar em várias bandas e quando tinha 18 anos
gravou uma demo e enviou para várias pessoas, inclusive ao
fundador da gravadora Shrapnel. Terminou sendo chamado para
Los Angeles para entrar na banda Steeler.
Ainda
bem criança, Yngwie chegou a ter aulas de piano e trompete,
contudo de forma inútil, inclusive, por volta de seus cinco anos
de idade, sua mãe lhe presenteou com um violão, o qual, também,
acabou encostado.
Entretanto,
no dia 18 de Setembro de 1970, essa história tomou novo rumo,
quando, aos sete anos de idade, o menino Yngwie assistiu um
especial na TV sobre a morte do guitarrista Jimi Hendrix. O garoto
espantou-se como Hendrix emocionava o público com toneladas de
feedback, oferecendo em sacrifício sua guitarra.
Fatalmente,
o que lhe chamou a atenção nem foi tanto a técnica de Hendrix,
mas sim o momento em que ele pôs fogo em sua guitarra, após
quebrá-la.
A
partir daí, o menino Yngwie mergulhou de cabeça no som de bandas
como o “Deep Purple” e utilizou toda sua curiosidade e
persistência para descobrir os segredos das composições.
Informações
dão conta de que sua mãe (Rigmor) deu-lhe o nome de “Yngwie”
por ser o nome de um antigo namorado. Quando completou dez anos de
idade, o menino Yngwie resolveu adotar o sobrenome de solteira de
sua mãe, “Malmsteen”. Nesta época, passou a dedicar todas as
suas energias para a música e parou de ir para a escola. Ele era
tido como um estudante muito rebelde e problemático, tendo
constantes brigas com seus colegas, destacando-se apenas nas
matérias que lhe agradavam, inglês e arte. Sua mãe, reconhecendo
seus talentos musicais, permitiu que ficasse em casa com seus
discos e sua guitarra.
Assim,
ele abandonou totalmente a escola e trabalhou como luthier.
Escalopou a escala de uma guitarra e trocou os trastes por super
jumbo Dunlop 6000 e ficou impressionado com os resultados. Viria
a aplicar isso em guitarras melhores e as usa desta forma desde
então Começou a tocar em várias bandas e quando tinha 18 anos
gravou uma demo e enviou para várias pessoas, inclusive ao
fundador da gravadora Shrapnel. Terminou sendo chamado para
Los Angeles para entrar na banda Steeler.
Primeiras bandas
Quando
tinha dezoito anos de idade, Malmsteen e alguns amigos gravaram um
demo com três músicas para a “CBS” sueca, mas que nunca foi
lançado.
Frustrado,
Malmsteen sabia que tinha que deixar a Suécia para chegar até
onde ele desejava e começou a enviar demos para gravadoras e
contatos em todo o mundo.
Um
desses demos chegou às mãos de Mike Varney, que na época
contribuía na revista “Guitar Player” e que fundara a
gravadora “Shrapnel Music”.
Malmsteen
acabou sendo convidado a se mudar para Los Angeles (Estados Unidos
da América do Norte), para unir-se a nova banda da “Shrapnel”,
“Steeler”.
Assim,
no começo de 1983, logo que se mudou para os EUA, ele entrou para
a banda. O “Steeler” havia lançado um single,
chamado “Cold Day Hell”, em vinil de 45rpm, com a seguinte
formação: Ron Keel (vocal
e guitarra), Michael Dunigan (guitarra solo), Tim Morrison (baixo)
e Bobby Eva (bateria). Logo após esse single, Bobby Eva,
Tim Morrison e
Michael Dunigan saíram da banda e em seus lugares entraram Mark
Edwards (bateria), Rick Fox (baixo)
e Yngwie Malmsteen (guitarra solo).
A
nova formação lançou, em 1983, o primeiro álbum da
banda, “Steeler”. Após alguns shows de promoção deste
álbum, a banda encerrou as atividades. Em agosto foi para o
recém-formado Alcatrazz, uma banda no estilo do Rainbow e
fundada por um ex-Rainbow e ex-Michael Schenker Group, o
vocalista Graham Bonnett.
O Alcatrazz,
com a formação Graham Bonnett (vocais), Malmsteen (guitarra),
Gary Shea (baixo), Jan Uvena (bateria) e Jimmi Waldo (teclados),
gravou o grande álbum “No Parole from Rock’n’Roll”,
lançado no final de 1983. Neste álbum Malmsteen já demonstrava
como seriam suas futuras composições, já que é possível
perceber alguns solos incendiários como, "Kree Nakoorie",
"Jet To Jet", e "Hiroshima Mon Amour".
Contudo,
Malmsteen ainda se sentia limitado, sendo assim, o único caminho
era se lançar em uma carreira solo.
Mas
antes de sair do “Alcatrazz”, outro álbum, ao vivo, foi
lançado em 1984, “Live Sentence”.
Em
julho de 84, após o fim da turnê, sai da banda. Em seu
lugar, Graham Bonnett chamou Steve Vai.
Quando
tinha dezoito anos de idade, Malmsteen e alguns amigos gravaram um
demo com três músicas para a “CBS” sueca, mas que nunca foi
lançado.
Frustrado,
Malmsteen sabia que tinha que deixar a Suécia para chegar até
onde ele desejava e começou a enviar demos para gravadoras e
contatos em todo o mundo.
Um
desses demos chegou às mãos de Mike Varney, que na época
contribuía na revista “Guitar Player” e que fundara a
gravadora “Shrapnel Music”.
Malmsteen
acabou sendo convidado a se mudar para Los Angeles (Estados Unidos
da América do Norte), para unir-se a nova banda da “Shrapnel”,
“Steeler”.
Assim,
no começo de 1983, logo que se mudou para os EUA, ele entrou para
a banda. O “Steeler” havia lançado um single,
chamado “Cold Day Hell”, em vinil de 45rpm, com a seguinte
formação: Ron Keel (vocal
e guitarra), Michael Dunigan (guitarra solo), Tim Morrison (baixo)
e Bobby Eva (bateria). Logo após esse single, Bobby Eva,
Tim Morrison e
Michael Dunigan saíram da banda e em seus lugares entraram Mark
Edwards (bateria), Rick Fox (baixo)
e Yngwie Malmsteen (guitarra solo).
A
nova formação lançou, em 1983, o primeiro álbum da
banda, “Steeler”. Após alguns shows de promoção deste
álbum, a banda encerrou as atividades. Em agosto foi para o
recém-formado Alcatrazz, uma banda no estilo do Rainbow e
fundada por um ex-Rainbow e ex-Michael Schenker Group, o
vocalista Graham Bonnett.
O Alcatrazz,
com a formação Graham Bonnett (vocais), Malmsteen (guitarra),
Gary Shea (baixo), Jan Uvena (bateria) e Jimmi Waldo (teclados),
gravou o grande álbum “No Parole from Rock’n’Roll”,
lançado no final de 1983. Neste álbum Malmsteen já demonstrava
como seriam suas futuras composições, já que é possível
perceber alguns solos incendiários como, "Kree Nakoorie",
"Jet To Jet", e "Hiroshima Mon Amour".
Contudo,
Malmsteen ainda se sentia limitado, sendo assim, o único caminho
era se lançar em uma carreira solo.
Mas
antes de sair do “Alcatrazz”, outro álbum, ao vivo, foi
lançado em 1984, “Live Sentence”.
Em
julho de 84, após o fim da turnê, sai da banda. Em seu
lugar, Graham Bonnett chamou Steve Vai.
Início/Anos 80
Em
janeiro de 1984 após uma turnê no Japão com o Alcatrazz,
Malmsteen recebeu uma proposta da gravadora Polydor que ficou
impressionada com seu trabalho e ofereceu um contrato para
gravar um álbum solo. Imediatamente após sua volta de Japão,
Malmsteen entrou no Plant Estúdio em Los Angeles e começou a
gravar seu álbum. Como ele já tinha as músicas prontas o
processo foi muito rápido.
O
primeiro álbum solo de Yngwie, Rising Force, saiu em
15 de março de 84, e as faixas contam com duelos seus com o
tecladista Jens Johansson (que mais tarde entraria para
o Stratovarius). O álbum foi gravado em Los Angeles e a
produção foi de Malmsteen. O baterista foi o
experiente Barriemore Barlow que tocou no Jethro
Tull por dez anos e o vocalista foi Jeff Scott Soto que
gravou os vocais em apenas uma única faixa no disco. O baixo foi
gravado pelo próprio Malmsteen.
Este
álbum e atualmente considerado como a Bíblia do rock neoclássico.
Ele chegou ao número 60 na lista da “Billboard”, algo muito
raro para uma gravação quase que toda instrumental e sem nenhuma
música na mídia. O álbum também foi indicado para o “Grammy
Awards”, pela melhor interpretação de rock instrumental.
Logo,
Malmsteen foi eleito em várias revistas como o “melhor
guitarrista de rock”, pouco depois de "Rising Force"
ser eleito o “álbum do ano”.
Em
janeiro de 85, um dos primeiros shows da banda é registrado em
vídeo na íntegra no Japão e posteriormente lançado em DVD.
Apesar do primeiro álbum ser praticamente todo instrumental, na
turnê de divulgação a banda tocava muitas músicas letradas que
estariam presente no próximo álbum, além de covers do Alcatrazz.
Já
em seu segundo álbum Marching Out, lançado em
setembro de 1985, apenas três faixas eram instrumentais. O álbum
apresentou uma nova formação com Anders Johansson na
bateria e Marcel Jacob no baixo. Pouco tempo antes da
turnê começar, Jeff e Marcel saem da banda e entram Mark
Boals e Wally Voss respectivamente. No clipe da faixa "I
See The Light Tonight" aparece Mark Boals cantando,
mas o áudio foi gravado por Jeff Scott Soto. O álbum foi gravado
em Los Angeles e a produção foi novamente de Malmsteen.
Ainda
em 1985, surgiu o primeiro vídeo gravado ao vivo de sua carreira
solo, o “Rising Force - Live 85”.
Em
1986, lança seu álbum Trilogy. O baixo foi gravado
pelo próprio Malmsteen, mas na turnê quem tocou foi Wally Voss.
Pouco antes do lançamento do álbum, no fim de 1986, Mark
Boals é demitido da banda e Jeff Scott Soto é
reconvidado e se torna o vocalista da turnê. O álbum foi gravado
em Los Angeles e a produção foi de Malmsteen.
Este
álbum também trouxe grandes clássicos do artista como, “You
Don’t Remember”, “I’ll Never Forget”, “Liar”,”Queen
In Love” e “Trilogy Suíte Op:5”, e também foi o primeiro a
não conter o nome “Rising Force”.
No
ano seguinte, no dia 22 de junho de 1987,
bateu com seu Jaguar em
uma árvore, batendo violentamente sua cabeça contra o volante.
Este acidente lhe causou um coagulo cerebral, danificando os nervos
motores de seu braço direito. Depois de ficar em coma por quase
uma semana, Malmsteen voltou a si, descobrindo que seu braço
estaria “inutilizado”. Temeroso pelo futuro de sua carreira,
mas como sempre obstinado, Malmsteen empenhou-se em uma terapia
muito dolorosa para regenerar os nervos.
Enquanto
se recuperava, Malmsteen recebeu a notícia de que sua mãe (a
maior inspiração de sua vida) havia falecido de câncer na
Suécia, e para complicar mais as coisas, um manager mau-caráter
lhe havia deixado quase na ruína, com montanhas de dívidas
médicas à pagar.
Mesmo
assim, Malmsteen percebeu que a sua única salvação era a
música.O resultado foi Odyssey, que não é um dos
álbuns favoritos de Malmsteen, mas que foi aclamado por sua
acessibilidade. O disco, que contou com o ex-vocalista do
Rainbow, Joe Lynn Turner, produziu o single "Heaven
Tonight", que teve um vídeo clipe gravado. Este clipe lhe deu
grande projeção no âmbito mundial e o levou a ganhar um disco de
ouro.
Da
turnê desse álbum saiu seu primeiro disco ao vivo: Trial
By Fire: Live in Leningrad, gravado na Rússia. Também foi
gravado um vídeo do show. A formação dessa época (1988-89)
foi Joe Lynn Turner nos vocais, Jens Johansson nos
teclados, Anders Johansson na bateria e Barry Dunaway no
baixo.
Em
janeiro de 1984 após uma turnê no Japão com o Alcatrazz,
Malmsteen recebeu uma proposta da gravadora Polydor que ficou
impressionada com seu trabalho e ofereceu um contrato para
gravar um álbum solo. Imediatamente após sua volta de Japão,
Malmsteen entrou no Plant Estúdio em Los Angeles e começou a
gravar seu álbum. Como ele já tinha as músicas prontas o
processo foi muito rápido.
O
primeiro álbum solo de Yngwie, Rising Force, saiu em
15 de março de 84, e as faixas contam com duelos seus com o
tecladista Jens Johansson (que mais tarde entraria para
o Stratovarius). O álbum foi gravado em Los Angeles e a
produção foi de Malmsteen. O baterista foi o
experiente Barriemore Barlow que tocou no Jethro
Tull por dez anos e o vocalista foi Jeff Scott Soto que
gravou os vocais em apenas uma única faixa no disco. O baixo foi
gravado pelo próprio Malmsteen.
Este
álbum e atualmente considerado como a Bíblia do rock neoclássico.
Ele chegou ao número 60 na lista da “Billboard”, algo muito
raro para uma gravação quase que toda instrumental e sem nenhuma
música na mídia. O álbum também foi indicado para o “Grammy
Awards”, pela melhor interpretação de rock instrumental.
Logo,
Malmsteen foi eleito em várias revistas como o “melhor
guitarrista de rock”, pouco depois de "Rising Force"
ser eleito o “álbum do ano”.
Em
janeiro de 85, um dos primeiros shows da banda é registrado em
vídeo na íntegra no Japão e posteriormente lançado em DVD.
Apesar do primeiro álbum ser praticamente todo instrumental, na
turnê de divulgação a banda tocava muitas músicas letradas que
estariam presente no próximo álbum, além de covers do Alcatrazz.
Já
em seu segundo álbum Marching Out, lançado em
setembro de 1985, apenas três faixas eram instrumentais. O álbum
apresentou uma nova formação com Anders Johansson na
bateria e Marcel Jacob no baixo. Pouco tempo antes da
turnê começar, Jeff e Marcel saem da banda e entram Mark
Boals e Wally Voss respectivamente. No clipe da faixa "I
See The Light Tonight" aparece Mark Boals cantando,
mas o áudio foi gravado por Jeff Scott Soto. O álbum foi gravado
em Los Angeles e a produção foi novamente de Malmsteen.
Ainda
em 1985, surgiu o primeiro vídeo gravado ao vivo de sua carreira
solo, o “Rising Force - Live 85”.
Em
1986, lança seu álbum Trilogy. O baixo foi gravado
pelo próprio Malmsteen, mas na turnê quem tocou foi Wally Voss.
Pouco antes do lançamento do álbum, no fim de 1986, Mark
Boals é demitido da banda e Jeff Scott Soto é
reconvidado e se torna o vocalista da turnê. O álbum foi gravado
em Los Angeles e a produção foi de Malmsteen.
Este
álbum também trouxe grandes clássicos do artista como, “You
Don’t Remember”, “I’ll Never Forget”, “Liar”,”Queen
In Love” e “Trilogy Suíte Op:5”, e também foi o primeiro a
não conter o nome “Rising Force”.
No
ano seguinte, no dia 22 de junho de 1987,
bateu com seu Jaguar em
uma árvore, batendo violentamente sua cabeça contra o volante.
Este acidente lhe causou um coagulo cerebral, danificando os nervos
motores de seu braço direito. Depois de ficar em coma por quase
uma semana, Malmsteen voltou a si, descobrindo que seu braço
estaria “inutilizado”. Temeroso pelo futuro de sua carreira,
mas como sempre obstinado, Malmsteen empenhou-se em uma terapia
muito dolorosa para regenerar os nervos.
Enquanto
se recuperava, Malmsteen recebeu a notícia de que sua mãe (a
maior inspiração de sua vida) havia falecido de câncer na
Suécia, e para complicar mais as coisas, um manager mau-caráter
lhe havia deixado quase na ruína, com montanhas de dívidas
médicas à pagar.
Mesmo
assim, Malmsteen percebeu que a sua única salvação era a
música.O resultado foi Odyssey, que não é um dos
álbuns favoritos de Malmsteen, mas que foi aclamado por sua
acessibilidade. O disco, que contou com o ex-vocalista do
Rainbow, Joe Lynn Turner, produziu o single "Heaven
Tonight", que teve um vídeo clipe gravado. Este clipe lhe deu
grande projeção no âmbito mundial e o levou a ganhar um disco de
ouro.
Da
turnê desse álbum saiu seu primeiro disco ao vivo: Trial
By Fire: Live in Leningrad, gravado na Rússia. Também foi
gravado um vídeo do show. A formação dessa época (1988-89)
foi Joe Lynn Turner nos vocais, Jens Johansson nos
teclados, Anders Johansson na bateria e Barry Dunaway no
baixo.
Anos 90
Depois
desta turnê, os membros da banda tomaram caminhos diferentes e o
nome “Rising Force” caiu em desuso.
Começando
uma nova fase de sua carreira Malmsteen se mudou para Miami,
Florida, EUA, e recrutou uma nova banda de amigos suecos,
desconhecidos do grande público, mas extremamente
competentes: Göran Edman (vocal, ex John Norum), Svante
Henryson (baixo, que tocava em orquestra sinfônica), Mats
Ollausson (teclados, conceituado músico de estúdio e arranjador)
e Michael Von Knorring (bateria).
O
primeiro álbum com a nova formação foi "Eclipse" (que
contou com uma letra de sua esposa, Erica Norberg, na música
“Devil In Disguise”), gravado e mixado no estúdio “Criteria”,
de Miami. A produção ficou por conta do próprio Malmsteen. Na
turnê, o baterista foi Pete Barnacle.
Esse
álbum demonstrou um lado mais comercial, porém sem deixar o
estilo neoclássico. Uma má promoção pela multinacional
“Polygram”, prejudicou enormemente as vendas nos Estados Unidos
da América do Norte, contudo, no Japão e Europa esse trabalho
ganhou discos de ouro e platina.
Nessa
mesma época foi lançada a primeira coletânea de Malmsteen, com
uma versão em áudio e outra em vídeo, chamada “The
Collection”, onde continha vários dos seus clássicos, porém
com algumas diferenças entre o cd e o dvd.
Em 1992 lançou
o álbum Fire
& Ice,
com a mesma formação do álbum anterior, exceto pelo baterista Bo
Werner. O álbum foi gravado em Miami e Suécia e a produção foi
de Malmsteen, com participações de violinistas e um flautista.
Este álbum foi um disco não comercial e com magníficas
composições. As letras foram compostas baseando-se nos
acontecimentos da vida de Yngwie Malmsteen (ele havia se divorciado
de sua primeira esposa, a cantora sueca Erica Norberg) e a música
estava construída com base nas estruturas barrocas.
Com
este álbum, Malmsteen pôde, por fim, realizar um de seus mais
fervorosos desejos, qual seja, gravar com uma orquestra. Isto
aconteceu nos arranjos de "Badineire", originalmente na
“Suite Orquestral No. 2” (de J. S. Bach), que está em "No
Mercy" e no solo de "Cry No More".
Aclamado
pela critica, "Fire & Ice" alcançou a posição
número 1 no Japão e vendeu 100.000 cópias no dia do lançamento.
O disco chegou a ouro e platina na Europa e Ásia.
Yngwie
Malmsteen e Tim Owens durante concerto na Espanha.
Durante
a composição do novo álbum, o “Furacão Andrés” passou por
Miami (Agosto de 1992), seu manager nos últimos quatro anos, Nigel
Thomas, morreu vítima de infarto (Janeiro de 1993). Em março de
1993, Malmsteen percebeu que a gravadora “Elektra” o estava
“roubando” (Março de 1993). Em julho, também de 1993, ele
rompeu os ligamentos da sua mão direita em um terrível acidente,
e em agosto, foi vítima de uma prisão (Agosto de 1993).
Em
Setembro de 1993, todos as acusações contra Malmsteen já havia
sido retiradas e em Outubro sua mão já estava recuperada, por
completo.
Porém,
o ano de 1993 terminaria bem para ele. Em 26 de dezembro de 1993,
casou-se com Amberdawn Landin, de quem viria a se separar em 1996.
Em 1994 lançou
o disco The
Seventh Sign.
Em setembro e outubro de 1994 a gravadora japonesa Pony
Canion lançou dois mini-álbuns (I
Can't Wait EP e Power
and Glory)
e um vídeo (Live
at Budokan).
A formação tinha Michael Vescera nos vocais, Mats
Olausson nos teclados e Mike Terrana na bateria. Para a
turnê foi contratado o baixista Barry Sparks, que gravou o EP. A
álbum foi gravado em Lauderdale e a produção foi de Malmsteen.
Em
dezembro de 1994 Yngwie
começou a montar seu próprio estúdio e iniciou os
trabalhos em seu próximo álbum, Magnum
Opus.
Esse disco foi lançado em 1995.
A formação foi a mesma do álbum anterior, exceto o baterista,
que foi Shane Gaalaas. O álbum foi gravado em Miami e a produção
foi de Malmsteen e Chris Tsangarides.
No
início de Janeiro de 1996, Yngwie Malmsteen pois a funcionar o
“Studio 308” e convidou vários amigos (incluindo Joe Lynn
Turner, Jeff Scott Soto, David Rosenthal, Marcel
Jacob, Jens Johansson e Mark Boals) para um projeto.
Por
muitos anos, Malmsteen teve o desejo de gravar algumas das músicas
com as quais cresceu ouvindo e que lhe influenciaram de alguma
maneira; nessa lista encontravam-se canções de “Deep Purple”,
“Rainbow”, “Scorpions”, “Rush”, “U.K.”, “Kansas”
e evidentemente, Jimi Hendrix.
Com
estes amigos e mais os irmãos Johansson tocando bateria e algumas
faixas de teclado, o álbum Inspiration começou a
tomar forma, até que em meados de Abril o disco já estava pronto,
com a capa pintada por Asari Yoda. O álbum foi gravado em Miami e
na Suécia, a produção foi de Chris Tsangarides e
Malmsteen. Para a turnê a formação foi Mark Boals nos
vocais, Barry Dunaway no baixo, Mats Olausson nos teclados e Tommy
Aldridge na bateria. No clipe da canção "Carry On
Wayward Son" do Kansas, Mark Boals aparece
cantando no vídeo, mas o áudio quem gravou foi Jeff Scott
Soto, repetindo o ocorrido no clipe de "I See The Light
Tonight" de 1985.
Em
fevereiro de 1997 é lançado o álbum Facing the Animal,
com Mats Leven nos vocais, Mats Olausson nos teclados, Cozy
Powell na bateria e Barry Dunaway no baixo. Para a turnê, o
baterista foi Jonas Ostman, devido o falecimento de Cozy. Em abril
de 1998, Cozy Powell havia abandonado uma turnê com Yngwie
Malmsteen por ter machucado o pé.
Em
Junho de 1997 Malmsteen voou para Praga (República Tcheca), para
tocar com a famosa “Czech Philharmornic Orchestra”, com mais de
cem anos de existência. Em três dias de gravação intensiva, com
o maestro de Atlanta, Yoel Levi, a cargo da batuta, o esperado
álbum Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in
E flat minor Opus1 seria lançado em 1998.
Em
1998, depois de lançar o álbum com a orustra,
Yngwie se interessou em fazer uma "Rising Force Reunion".
O desejo dele não se concretizou. Alguns músicos que haviam
participado dos primeiros álbuns (Rising
Force, Marching
Out,
etc) estavam envolvidos em projetos distintos e outros não tinham
mais um bom relacionamento com Yngwie.
Em
Abril de 1998 veio o falecimento de Cozy Powell (em um
acidente de trânsito). Malmsteen, mesmo triste com a perda do
amigo, saiu rapidamente em busca de um substituto para a turnê e
recrutou o sueco Jonas Ostman.
Com
esta nova formação foi lançado o esplêndido Yngwie
Malmsteen LIVE!!, gravado em São Paulo durante a
turnê de "Facing the Animal". Este álbum contem canções
de toda sua carreira solo e demonstra toda sua agressividade e
rapidez. Este álbum foi dedicado a Cozy Powell, assim como toda a
tour mundial. Por neste álbum Malmsteen regressou aos seus temas
mais heavy metal, ele novamente ganhou prêmios de revistas
especializadas em guitarra, além de reconhecimentos na Europa e
Japão. Em todos os lados só se falava da "ressurreição"
e do "regresso de Malmsteen".
Em
6 de março de 1998,
nasceu o primeiro filho de Yngwie, Antonio Yngwie Johann Malmsteen,
na cidade de Miami, fruto de seu terceiro casamento. Com o
nascimento do filho, Malmsteen amadureceu, ignorou os problemas com
músicos e voltou a usar o nome "Rising Force".
Em 1999,
ao lado de Mark Boals (vocais), Barry Dunaway
(baixo), John Macaluso (bateria) e Mats Olausson
(teclados), lançou seu décimo quarto álbum solo,
chamado Alchemy.
Esse álbum tem mais faixas instrumentais do que seus precedentes e
a banda embarcou em uma super e extraordinária turnê mundial (com
Randy Coven no baixo).
Depois
desta turnê, os membros da banda tomaram caminhos diferentes e o
nome “Rising Force” caiu em desuso.
Começando
uma nova fase de sua carreira Malmsteen se mudou para Miami,
Florida, EUA, e recrutou uma nova banda de amigos suecos,
desconhecidos do grande público, mas extremamente
competentes: Göran Edman (vocal, ex John Norum), Svante
Henryson (baixo, que tocava em orquestra sinfônica), Mats
Ollausson (teclados, conceituado músico de estúdio e arranjador)
e Michael Von Knorring (bateria).
O
primeiro álbum com a nova formação foi "Eclipse" (que
contou com uma letra de sua esposa, Erica Norberg, na música
“Devil In Disguise”), gravado e mixado no estúdio “Criteria”,
de Miami. A produção ficou por conta do próprio Malmsteen. Na
turnê, o baterista foi Pete Barnacle.
Esse
álbum demonstrou um lado mais comercial, porém sem deixar o
estilo neoclássico. Uma má promoção pela multinacional
“Polygram”, prejudicou enormemente as vendas nos Estados Unidos
da América do Norte, contudo, no Japão e Europa esse trabalho
ganhou discos de ouro e platina.
Nessa
mesma época foi lançada a primeira coletânea de Malmsteen, com
uma versão em áudio e outra em vídeo, chamada “The
Collection”, onde continha vários dos seus clássicos, porém
com algumas diferenças entre o cd e o dvd.
Em 1992 lançou
o álbum Fire
& Ice,
com a mesma formação do álbum anterior, exceto pelo baterista Bo
Werner. O álbum foi gravado em Miami e Suécia e a produção foi
de Malmsteen, com participações de violinistas e um flautista.
Este álbum foi um disco não comercial e com magníficas
composições. As letras foram compostas baseando-se nos
acontecimentos da vida de Yngwie Malmsteen (ele havia se divorciado
de sua primeira esposa, a cantora sueca Erica Norberg) e a música
estava construída com base nas estruturas barrocas.
Com
este álbum, Malmsteen pôde, por fim, realizar um de seus mais
fervorosos desejos, qual seja, gravar com uma orquestra. Isto
aconteceu nos arranjos de "Badineire", originalmente na
“Suite Orquestral No. 2” (de J. S. Bach), que está em "No
Mercy" e no solo de "Cry No More".
Aclamado
pela critica, "Fire & Ice" alcançou a posição
número 1 no Japão e vendeu 100.000 cópias no dia do lançamento.
O disco chegou a ouro e platina na Europa e Ásia.
Yngwie
Malmsteen e Tim Owens durante concerto na Espanha.
Durante
a composição do novo álbum, o “Furacão Andrés” passou por
Miami (Agosto de 1992), seu manager nos últimos quatro anos, Nigel
Thomas, morreu vítima de infarto (Janeiro de 1993). Em março de
1993, Malmsteen percebeu que a gravadora “Elektra” o estava
“roubando” (Março de 1993). Em julho, também de 1993, ele
rompeu os ligamentos da sua mão direita em um terrível acidente,
e em agosto, foi vítima de uma prisão (Agosto de 1993).
Em
Setembro de 1993, todos as acusações contra Malmsteen já havia
sido retiradas e em Outubro sua mão já estava recuperada, por
completo.
Porém,
o ano de 1993 terminaria bem para ele. Em 26 de dezembro de 1993,
casou-se com Amberdawn Landin, de quem viria a se separar em 1996.
Em 1994 lançou
o disco The
Seventh Sign.
Em setembro e outubro de 1994 a gravadora japonesa Pony
Canion lançou dois mini-álbuns (I
Can't Wait EP e Power
and Glory)
e um vídeo (Live
at Budokan).
A formação tinha Michael Vescera nos vocais, Mats
Olausson nos teclados e Mike Terrana na bateria. Para a
turnê foi contratado o baixista Barry Sparks, que gravou o EP. A
álbum foi gravado em Lauderdale e a produção foi de Malmsteen.
Em
dezembro de 1994 Yngwie
começou a montar seu próprio estúdio e iniciou os
trabalhos em seu próximo álbum, Magnum
Opus.
Esse disco foi lançado em 1995.
A formação foi a mesma do álbum anterior, exceto o baterista,
que foi Shane Gaalaas. O álbum foi gravado em Miami e a produção
foi de Malmsteen e Chris Tsangarides.
No
início de Janeiro de 1996, Yngwie Malmsteen pois a funcionar o
“Studio 308” e convidou vários amigos (incluindo Joe Lynn
Turner, Jeff Scott Soto, David Rosenthal, Marcel
Jacob, Jens Johansson e Mark Boals) para um projeto.
Por
muitos anos, Malmsteen teve o desejo de gravar algumas das músicas
com as quais cresceu ouvindo e que lhe influenciaram de alguma
maneira; nessa lista encontravam-se canções de “Deep Purple”,
“Rainbow”, “Scorpions”, “Rush”, “U.K.”, “Kansas”
e evidentemente, Jimi Hendrix.
Com
estes amigos e mais os irmãos Johansson tocando bateria e algumas
faixas de teclado, o álbum Inspiration começou a
tomar forma, até que em meados de Abril o disco já estava pronto,
com a capa pintada por Asari Yoda. O álbum foi gravado em Miami e
na Suécia, a produção foi de Chris Tsangarides e
Malmsteen. Para a turnê a formação foi Mark Boals nos
vocais, Barry Dunaway no baixo, Mats Olausson nos teclados e Tommy
Aldridge na bateria. No clipe da canção "Carry On
Wayward Son" do Kansas, Mark Boals aparece
cantando no vídeo, mas o áudio quem gravou foi Jeff Scott
Soto, repetindo o ocorrido no clipe de "I See The Light
Tonight" de 1985.
Em
fevereiro de 1997 é lançado o álbum Facing the Animal,
com Mats Leven nos vocais, Mats Olausson nos teclados, Cozy
Powell na bateria e Barry Dunaway no baixo. Para a turnê, o
baterista foi Jonas Ostman, devido o falecimento de Cozy. Em abril
de 1998, Cozy Powell havia abandonado uma turnê com Yngwie
Malmsteen por ter machucado o pé.
Em
Junho de 1997 Malmsteen voou para Praga (República Tcheca), para
tocar com a famosa “Czech Philharmornic Orchestra”, com mais de
cem anos de existência. Em três dias de gravação intensiva, com
o maestro de Atlanta, Yoel Levi, a cargo da batuta, o esperado
álbum Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in
E flat minor Opus1 seria lançado em 1998.
Em
1998, depois de lançar o álbum com a orustra,
Yngwie se interessou em fazer uma "Rising Force Reunion".
O desejo dele não se concretizou. Alguns músicos que haviam
participado dos primeiros álbuns (Rising
Force, Marching
Out,
etc) estavam envolvidos em projetos distintos e outros não tinham
mais um bom relacionamento com Yngwie.
Em
Abril de 1998 veio o falecimento de Cozy Powell (em um
acidente de trânsito). Malmsteen, mesmo triste com a perda do
amigo, saiu rapidamente em busca de um substituto para a turnê e
recrutou o sueco Jonas Ostman.
Com
esta nova formação foi lançado o esplêndido Yngwie
Malmsteen LIVE!!, gravado em São Paulo durante a
turnê de "Facing the Animal". Este álbum contem canções
de toda sua carreira solo e demonstra toda sua agressividade e
rapidez. Este álbum foi dedicado a Cozy Powell, assim como toda a
tour mundial. Por neste álbum Malmsteen regressou aos seus temas
mais heavy metal, ele novamente ganhou prêmios de revistas
especializadas em guitarra, além de reconhecimentos na Europa e
Japão. Em todos os lados só se falava da "ressurreição"
e do "regresso de Malmsteen".
Em
6 de março de 1998,
nasceu o primeiro filho de Yngwie, Antonio Yngwie Johann Malmsteen,
na cidade de Miami, fruto de seu terceiro casamento. Com o
nascimento do filho, Malmsteen amadureceu, ignorou os problemas com
músicos e voltou a usar o nome "Rising Force".
Em 1999,
ao lado de Mark Boals (vocais), Barry Dunaway
(baixo), John Macaluso (bateria) e Mats Olausson
(teclados), lançou seu décimo quarto álbum solo,
chamado Alchemy.
Esse álbum tem mais faixas instrumentais do que seus precedentes e
a banda embarcou em uma super e extraordinária turnê mundial (com
Randy Coven no baixo).
Anos 2000
Em 2000,
foi lançada a coletânea Anthology
1994-1999,
e um álbum inédito no fim do ano, War
to End All Wars,
que contou com as presenças de Mark Boals, Mats Olausson
e John Macaluso. Após alguns shows, Mark Boals deixou
a banda (para promover seu álbum solo) e em seu lugar entra Jorn
Lande. Uma briga entre Malmsteen e Lande, em meados de 2001, fez
com que o vocalista abandonasse a excursão, juntamente com o
baterista. A resposta de Malmsteen a este problema foi trazer
de volta Mark Boals e introduzir Tim Donahue, na bateria.
No
fim de 2001, na turnê Sul Americana do War to End All
Wars mais mudanças: entram Doogie White no vocal, Derek
Sherinian nos teclados, Mick Cervino no baixo e Patrik
Johansson na bateria. Ainda em 2001, os shows de Yngwie
com orquestra "New
Japan Philharmonic" no Japão foram
gravados para lançamento em CD e DVD.
Foi
durante um desses concertos com a New Japan Philharmonic que
Malmsteen foi surpreendido com a chegada de alguns representantes
do governo chinês, os quais, lhe convidaram a excursionar por
aquele país.
Vale
ressaltar que Yngwie Malmnsteen foi pioneiro ao abrir o mercado da
anti
Acesse:
http://fazercursoguitarraweb.com
Em 2000,
foi lançada a coletânea Anthology
1994-1999,
e um álbum inédito no fim do ano, War
to End All Wars,
que contou com as presenças de Mark Boals, Mats Olausson
e John Macaluso. Após alguns shows, Mark Boals deixou
a banda (para promover seu álbum solo) e em seu lugar entra Jorn
Lande. Uma briga entre Malmsteen e Lande, em meados de 2001, fez
com que o vocalista abandonasse a excursão, juntamente com o
baterista. A resposta de Malmsteen a este problema foi trazer
de volta Mark Boals e introduzir Tim Donahue, na bateria.
No
fim de 2001, na turnê Sul Americana do War to End All
Wars mais mudanças: entram Doogie White no vocal, Derek
Sherinian nos teclados, Mick Cervino no baixo e Patrik
Johansson na bateria. Ainda em 2001, os shows de Yngwie
com orquestra "New
Japan Philharmonic" no Japão foram
gravados para lançamento em CD e DVD.
Foi
durante um desses concertos com a New Japan Philharmonic que
Malmsteen foi surpreendido com a chegada de alguns representantes
do governo chinês, os quais, lhe convidaram a excursionar por
aquele país.
Vale
ressaltar que Yngwie Malmnsteen foi pioneiro ao abrir o mercado da
anti
Acesse:
http://fazercursoguitarraweb.com
0 Comentários